quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Conversa Entre Amigas


Você se lembra daquela minha amiga que, uma vez ou outra, vem me fazer uma visita, a fim de dirimir algumas dúvidas? Ela chegou novamente. Quando essa pessoa maravilhosa chega, é sempre "uma festa"! Porém, eu notei que ela estava um pouco ansiosa, querendo esclarecimento de algumas dúvidas. Por confiar em mim, sempre conversamos bastante.
Desta vez, ela me confessou que gostaria muito de ter um local, onde pudesse ajudar mais os pobres. Mas que lendo a bíblia, encontrou a passagem onde Jesus diz:"...Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis". ( Jo. 12,8 ) E aí, me perguntou ela, devemos deixar os pobres para lá?  
- Susi - Amiga, a leitura que eu faço dessa bela cena e declaração de Jesus me leva a entender que, sendo - pobre - aquele (a) que não tem o necessário para viver, ou seja, aquele(a) que é privado(a) do necessário em sua vida, Jesus quis fazê-los entender que enquanto não houver fraternidade e partilha entre os seres humanos, haverá pobres. Mas essa não é a sua vontade, nem a do Pai. "Eu vim para que todas (as ovelhas) e todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo.10,10 b). Contudo, quando Jesus estiver presente, o centro, o começo e o fim de tudo é Ele. "Eu sou o bom pastor..." (Jo.10,11a).
-Bem, Susi, estou maravilhada!  Estou anotando todas as citações. Mas amiga, me esclarece esta outra dúvida: nas bodas de Caná, Jesus chamou Maria, sua mãe, de mulher. Respondeu-lhe Jesus:"mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou". (Jo.2,4). Sempre que leio essa passagem, fico um pouco confusa. O que tu achas?  
-Susi-Minha amiga, eu morei em Fortaleza vinte e oito anos. Confesso que no começo achei esquisito, as mulheres se chamarem de -mulher. Às vezes numa conversa inteira, não citam o nome uma das outras. Mas lá, significa, que quele diálogo se dá entre pessoas conhecidas, amigas ou familiares. Então, Jesus chamar Maria de mulher, não é estranho e nem desrespeitoso.
-  Puxa, Susi, que alívio!
Amiga, não me leva a mal, quero fazer-te só mais uma perguntinha.
Susi - Claro, amiga!
- O que tu entendes com estes dizeres de Jesus? Jesus respondeu-lhe:"Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? Todo aquele que faz a vontade  de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". ( Mt.12, 48 e 50 ).
Susi-Jesus só quer afirmar, que abaixo dele, ninguém fez mais a vontade do Pai, que Maria."Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". ( Lc.1,38b).
É isso aí, amiga! E Ele quer que façamos o mesmo. Pelo menos, foi assim que eu aprendi!
Concluímos, naquele dia, mas um encontro de reflexão e saímos ridentes para um bom banho de mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário