O símbolo mais representativo de um grupo, de uma cidade, de uma federação , de um país é a sua bandeira. Às vezes com legendas ou emblemas.O lema de nossa bandeira, como sabemos é: Ordem e Progresso.
Todavia me espanto quando, vejo hoje, esse nosso pavilhão tão atacado, como aconteceu em outra época. Ouço tanto falar de nossa cor auri-verde, eu também a amo, mesmo sabendo, que tomaram nossas riquezas minerais, principalmente o ouro.
Muitas vezes, pessoas que se enrolam com a bandeira, são as mesmas que consentem ou até patrocinam o desmatamento em nosso país.
Quanto à expressão contida em nosso pendão, sinto que muitos por aí, a interpretam da seguinte maneira: ordem- castigo para a grande maioria da população, a menos favorecida; e progresso para a minoria que detém as riquezas e os privilégios em nossa pátria.
Eu penso que o nosso lema: Ordem e Progresso, nunca foi tão banalizado e agredido como agora.
Eu pergunto: há progresso, sem uma educação libertadora num estado laico?
Há progresso, sem assistência à saúde de seus habitantes?
Há progresso, sem moradia para todos(as)?
Há progresso, quando falta alimentação para um grande número de filhos e filhas desta imensa nação?
Há progresso, quando se corta investimento para a qualificação de seus cidadãos?
Há progresso, quando se quer jogar os idosos ao leo?
Há progresso, quando se rompe bruscamente um ciclo de democracia escolhido pelo povo?
Há progresso, quando se congela por vinte anos, investimento em saúde e educação deste mesmo povo?
Há progresso, quando se tortura física, moral, emocional, psicológica e espiritualmente, as pessoas que defendem os direitos das pessoas sofridas e excluídas?
Há progresso, quando se tolhe a liberdade dos filhos(as) deste grande país e se entrega as riquezas deles ao capital estrangeiro, às empresas multinacionais?
Existe uma frase que diz: "Quem cala, consente".
Existe progresso, quando há agressão, no seu mais amplo sentido, a um irmão, um cidadão e líder político, aos seus familiares e companheiros, por defender o direito da população mais pobre e dá-lhe condições de viver com mais respeito e dignidade, como fez o presidente do Brasil, o senhor Luís Inácio Lula da Silva?
Há progresso, quando se persegue incessantemente a única mulher, até agora, eleita e reeleita pelo voto popular à presidência da República, com mais de cinquenta e quatro milhões de votos, a senhora Dilma Rousseff?
Respeitem as leis vigentes;
Respeitem as decisões que foram tomadas nas urnas que elegeu a nossa presidenta.
Aceitem a derrota!
Deixem para nós , o que nos pertence!
Abaixo a ditadura!
Abaixo o entreguismo!
Abaixo o machismo!
Viva a vida!
Viva a liberdade!
Viva a democracia!
Viva a fraternidade!Isso sim, é Ordem e Progresso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário