Há poucos dias assisti, em uma dessas emissoras de televisão, um filme muito bom: Resgate de uma Família. Diz respeito de um problema sério, e, que é do conhecimento de muita gente. Nos impressiona, aflige e exige de todos nós, cônscios de nossas responsabilidades, uma ação concreta em defesa da vida e principalmente da infância. Tem muita ação e, com certeza, nos levará a nos ocuparmos e preocuparmos com os problemas que tanto atormentam nossa sociedade.
ESPAÇO RESERVADO PARA MINHAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS COMO: POESIAS,CONTOS,MÚSICAS ENTRE OUTROS.TAMBÉM SOLICITAÇÕES DE CORRESPONDÊNCIAS E ESPAÇO PARA SUGESTÕES PARA OS TRABALHOS ACIMA CITADOS E CORREÇÕES DOS MESMOS.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
sábado, 12 de dezembro de 2015
Histórias de Amor
Certa vez, lá pelos anos oitenta, quando eu já era professora da rede pública de ensino no município de Fortaleza, fui enviada para substituir uma outra professora que entraria de licença. Essa escola funcionava numa casa das irmãs franciscanas,próxima ao seminário seráfico em Messejana.
Um dia lendo alguns comunicados num mural, vi a notícia do assassinato do padre Josimo. Fiquei comovida!Achei essa história parecida com a do senhor Jesus. Filho único, mãe sofredora por causa das perseguições sofridas por ele, por defender aqueles e aquelas sem voz e sem vez naquela sociedade, naqueles anos. Também li uma notícia sobre o trabalho do bispo Dom Pedro Casadáglia, também daquela região de São Félix do Araguaia em Mato Grosso.
Foi nessa mesma época , quando lecionando na Escola Marieta Cals no Conjunto Palmeiras, bairro de Fortaleza, que peguei um desses jornais distribuídos em escolas, associações, etc.,que continha um comentário do Frei Beto. Pela sua firmeza no assunto, fiquei convicta que se tratava de uma pessoa muito confiável.
A partir daí, tudo o que era escrito ou divulgado pelos meios de comunicação, sobre uma dessas personalidades, eu procurava ler ou assistir.
Assisti depoimentos do Frei Beto sobre a repressão criminosa no tempo da ditadura militar.
Por abraçarem o projeto do Reino, suas vidas correram e correm riscos. Num mundo com tantos conflitos, eles brilham "como luzeiro no firmamento", como sal da terra e luz do mundo ( cf. Mt. 5,13 e16 ).Suas vidas confirmam para nós a fé nas realidades eternas;a esperança de que como caminheiros unidos chegaremos lá e a caridade que nos congrega como filhos de Deus.Não desanimem! O senhor Jesus nos alertou quando disse: "bem- aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus"! ( Mt. 5, 10).
E o bom Deus para nos confirmar seu amor e sua presença, nestes tempos em nosso meio, escolheu o Papa Francisco, homem de Deus, presença da misericórdia do bom pastor para esta humanidade.
Por estas vidas aqui citadas, sejam dadas ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, toda honra e toda glória pelos séculos sem fim!
Gostaria de lembrar que foi exibido na rede TV Brasil, um documentário sobre a missão de Dom Pedro Casadáglia, chamado:Descalço Sobre a Terra Vermelha.
Vale a pena assistir!.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Flôr de Maria
É interessante observar como em algumas cidades e estados, os santos padroeiros influenciam nos nomes de alguns de seus habitantes.
Assim, quando conheço alguém que tem o nome Francisco, imagino logo que essa pessoa é de naturalidade cearense, devido a fé das pessoas em São Francisco, padroeiro de Canindé, um grande santuário de lá e o trabalho dos franciscanos. Já aqueles que têm por nome José, penso que são maranhenses, porque nesse estado existe a cidade de São José de Ribamar, onde fica um santuário com esse mesmo nome.
Agora veja esta peculiaridade de minha cidade natal. Lembrando que os municípios daquela região, têm como padroeira Nossa Senhora. Morros - Nossa Senhora Aparecida. Icatu - Nossa Senhora da Conceição. Rosário - Nossa Senhora do Rosário. Axixá - Nossa Senhora da Saúde.
Para confirmar esta minha observação, veja:
I
Na cidade de Axixá que tanto eu amaria,
A responsável pelo cartório, se chama Amôr de Maria.
II
Na minha comunidade, que tem como padroeira Santa Luzia,
Nasceu uma linda menina, que tem por nome Luz de Maria.
III
Outra filha desse lugar, que como o sol brilharia,
Tem um nome bem diferente, que é Coração de Maria.
IV
Também em minha família, esse fenômeno aconteceria.
Pois tenho uma amiga e uma irmã- por nome Flôr de Maria.
domingo, 15 de novembro de 2015
Mais Uma Vez
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Agradecimento
Richardinho,
depois que tu nasceste, minha vida teve mais sentido! Às vezes eu tinha uma sensação incrível de mistério misturado com beleza e até procurando acreditar naquela realidade. Um sentimento de ser mãe despontava , ultrapassando obstáculos, plenificando a minha condição feminina para enfrentar qualquer situação a fim de proteger o meu "Rebento de Oliveira".
Meu filho tua saúde, nos teus primeiros anos de vida, não foi das melhores: contudo, havia sempre uma mão amiga a me ajudar. Falo aqui do grande amigo e "protetor" o padre João que muitas vezes nos levou ao hospital e só saía de lá , quando tudo estava bem.
Os teus padrinhos de batismo sempre te amaram muito!Minha amiga de trabalho,a psicóloga Romana Zélia e o irmão dela , meu compadre Célio, engenheiro de pesca.
Quando passou esse período mais delicado de tua vida, ias à igreja ou estudar ou prestar alguma contribuição.A tua primeira comunhão, foi uma festa simples ,porém, linda! Hoje sinto prazer em vê teus álbuns de fotografias desde que chegamos da maternidade.
Também sou grata ao frei Cícero que ía ao nosso apartamento para te ensinar noções básicas de partitura musical.Depois da capela São Diogo, que pertencia à igreja Nossa Senhora da Glória , foste fazer perseverança e servir como coroinha na própria paróquia.
Depois fomos ao Maranhão, onde fizeste a crisma no ano de dois mil e foste catequista lá. Aí foste morar no Centro Guaxemduba, uma casa da arquidiocese de São Luís nos anos de dois mil e um e dois mil e dois, ajudando o padre Cláudio na Igreja da Sé -Catedral. Em dois mil e três viemos para Brasília, onde pertences a um grupo de jovens desta comunidade.
Hoje, és um dos responsáveis comigo pela divulgação dos meus escritos no meu blogger pessoal. Sempre trabalhando e estudando. Eu louvo e agradeço o bom Deus pelo grande presente que Ele nos deu - tu meu filho!
Beijos, abraços e orações da mãe e amiga: Geralda Maciel.
"A gente só conhece bem as coisas que cativou...".( Do livro O Pequeno Príncipe, página67).
domingo, 25 de outubro de 2015
Comentário
Leia o texto a seguir,da autora Ivana Pontes, reflita e tire suas próprias conclusões.
Eu já fiz isso.
Professor:
Não me ensine nada que eu possa descobrir.
Provoque minha curiosidade.
Não me dê apenas respostas.
Desarrume minhas idéias e me dê somente pistas de como ordená-las.
Não me mostre exemplos.
Antes me encoraje a ser exemplo vivo de tudo o que eu possa aprender.
Construa comigo o conhecimento.
Sejamos juntos inventores, descobridores, navegantes e piratas da nossa própria aprendizagem.
Não fale apenas de um passado distante ou de um futuro imprescindível.
Esteja comigo hoje alternando as sensações de quem ensina e de quem aprende.
Ivana M. Pontes.
Eu já fiz isso.
Professor:
Não me ensine nada que eu possa descobrir.
Provoque minha curiosidade.
Não me dê apenas respostas.
Desarrume minhas idéias e me dê somente pistas de como ordená-las.
Não me mostre exemplos.
Antes me encoraje a ser exemplo vivo de tudo o que eu possa aprender.
Construa comigo o conhecimento.
Sejamos juntos inventores, descobridores, navegantes e piratas da nossa própria aprendizagem.
Não fale apenas de um passado distante ou de um futuro imprescindível.
Esteja comigo hoje alternando as sensações de quem ensina e de quem aprende.
Ivana M. Pontes.
sábado, 10 de outubro de 2015
Refletindo Sobre a Transfiguração de Jesus
"Jesus tomou consigo Pedro,Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma montanha. Lá se transfigurou na presença deles:seu rosto brilhou como o sol,suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele".( Mt.17,1-3)
Fico meditando a beleza daquela cena: a Antiga Aliança representada lá por Moisés e Elias ( a Lei e os Profetas ), que contempla a realização do anúncio de suas pregações,acerca do Messias que deveria vim ao mundo.
Jesus Cristo está no centro dessa história! É o ponto de união do Antigo com o Novo Testamento. Por isso do outro lado do Senhor , estão os apóstolos, ou seja, aqueles que estavam sendo preparados, pelo mestre, a fim de continuarem sua missão.
Que narrativa bonita! Também o mestre nos comunica que nossa história não é feita só de sofrimento. Ele passa. A alegria da felicidade eterna é nossa meta. E o que precisamos para chegar até lá, nos foi revelado pelo bom Deus: "...Eis o meu Filho muito amado em quem pus toda minha afeição; ouvi-O."(Mt. 17,5b).
Nossa tarefa , como cristãos,é levar Sua mensagem a todas as pessoas. Vamos lá!
Jesus Cristo, ontem, hoje , sempre !
sábado, 19 de setembro de 2015
Que Constelação!
Em um texto, escrito por mim,intitulado A Flor do Pântano, citei o nome de algumas " estrelas ". Agora quero revelar mais três que fazem parte dessa constelação. São mulheres inteligentes, competentes, firmes, serenas, batalhadoras, que lutam para que a democracia se consolide no nosso país e no mundo, semeando assim em nossas mentes e corações , a esperança de uma realidade melhor para todas as pessoas. Vamos à luta!Formadas em medicina, pedagogia e letras. Foram eleitas para nos representar na câmara federal e no senado.Tenho o privilégio de poder citar aqui os seus nomes. São elas:Jandira Feghali, Fátima Bezerra e Ângela Portela. Vocês nos orgulham muito!Continuem seus trabalhos, um dia chegaremos lá!
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Comentário
Minha reflexão de hoje é sobre mais um amanhecer!
Algumas vezes ao acordar, penso:que bom que estou viva! Até quando, não sei! Mas penso que é mais uma atitude de paciência do bom Deus para comigo. Afinal cada dia é único! É bem possível que ele queira que eu faça algo bem melhor para mim, para com meus irmãos ( ãs), pelo ambiente onde vivo,contribuindo assim, dentro de minhas possibilidades,para a melhoria da qualidade de vida de todos (as) e honra e glória do Criador.
terça-feira, 25 de agosto de 2015
Cântico dos Cânticos
O Livro O Cântico dos Cânticos foi considerado e lido pelos judeus desde a sua origem, como um cântico de amor de Deus para com seu povo, mostrando sua fidelidade e tornando o amor humano um verdadeiro símbolo da aliança que Deus fez com sua gente.(cf.Bíblia Sagrada- Editora Ave-Maria 112a.edição, página 34).Eu não poderia deixar de citar pelo menos um versículo desse belíssimo livro. Veja:" Eu dormia, mas meu coração velava. Eis a voz do meu amado. Ele bate. ..." ( Cântico dos Cânticos 5,2a ).Para mim esse é um dos mais belos livros da Antigo Testamento. Gosto muito de lê-lo. Sua mensagem me faz muito bem!Quem nunca sentiu ou viveu um amor assim? Vale a pena!Nós precisamos muito de amar e ser amados.
domingo, 9 de agosto de 2015
sábado, 25 de julho de 2015
A Brisa
I
Lá vem a brisa charmosa, serena,
De nome Marisa chegando amena.
II
Aragem atenta, nesse momento.
Pois não tem tormenta.
Buscando sustento, sem detrimento,
Nos traz um alento!
III
Chegou a brisa, suave prudência!
Que sereniza com transparência,
Traz bem estar, tem complacência!
IV
Lá vai a brisa com paciência.
Encontrou Luisa e com veemência
Tudo suaviza, sem truculência.
V
Foi-se Marisa! Sublime presença !
A todos avisa com pertinência,
Que a vida é caminho, é resplandecência!
GERALDA MACIEL
sábado, 11 de julho de 2015
Por que Será?
Às vezes eu fico recordando o tempo de outrora, quando lia alguns livros, na adolescência, procurando neles algumas frases que me chamassem a atenção e as sublinhava ou colecionava em uma caderneta que possuía para esse fim.Isso ía dos livros paradidáticos a outros livros até hoje. Mas, também, existem aquelas que ficaram, entre tantas, registradas em minha mente, não sei porque. Por exemplo: quando estava começando a escrever, como as palavras não eram bem legíveis, a gente, isto é, todos os alunos, usavam o caderno de caligrafia, a fim de melhorar a ortografia. Nesse material didático,estavam escritas muitas frases para serem imitadas pelos discentes. Duas delas ainda hoje estão presentes em minha mente. São elas: "Regulamos o Relógio pelo Sol" e "Onde não entra o Sol, entra o Médico".
Lá na casa paroquial de Morros tinham algumas frases em letras bem grandes. Eu não as entendia, contudo não perguntava a ninguém. A que me lembro no momento dizia: "O HOMEM PÕE E DEUS DISPÕE".
Já na parte externa ,lá no fundo dessa mesma residência , havia um letreiro com estes dizeres: "Um livro aberto é um amigo que fala. Um livro fechado é um amigo que cala. Um livro esquecido é um amigo que chora.".
Para mim ficou a seguinte mensagem: vamos apresentar , às pessoas, boas frases e bons textos, porque muitos deles ficarão gravados em suas mentes e em seus corações.
domingo, 21 de junho de 2015
Olhando para o Alto
No meu tempo de criança, só havia luz elétrica na sede do nosso município. Nos arredores, ou seja, nos povoados vizinhos, à noite era uma escuridão só, salvo na fase da lua conhecidas como: lua cheia.
Eram poucas as casas em relação ao tamanho de cada lugar. As casas eram afastadas umas das outras e rodeadas de árvores bem altas. De dia era muito bom devido a sombra que elas nos proporcionavam. Mas à noite,a escuridão era tão intensa,que só se enxergava alguma coisa com o clarear de lamparinas ou faróis.
Nessas noites escuras, uma coisa nos chamava atenção por sua beleza mística! Era o céu estrelado!Com a ausência de luz, o brilho das estrelas era impressionante! Parecia um tapete de luz. Porém, quando tínhamos a lua cheia, nossa alegria era muito grande! Ela clareava tudo.Aí os adultos sentavam-se à porta das casas e as crianças e adolescentes aproveitavam para brincar e conversar.
Olhando para o alto e vendo tanta beleza, o firmamento nos impressionava com o seu mistério!
Muitos anos depois, ao conversar com uma pessoa bem esclarecida, perguntei-lhe se haveria a possibilidade de vida humana fora da terra. Ela então citou-me um versículo bíblico que pode nos abrir essa possibilidade, veja: " Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.' ( Jo. 10, 16 )
sexta-feira, 5 de junho de 2015
Comentário
Sempre que eu leio o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, eu me sinto tão bem...!
A simplicidade com que foi escrito, a ternura transmitida nas frases, a leveza, a mensagem tão profunda de amizade, do cativar e ser cativado, o ocupar-se e preocupar-se com o outro, são partes do texto que me faz acreditar que podemos construir um mundo bem mais feliz. Vejamos esta parte escrita na página oitenta e sete (pag.87): "E quando estiveres consolado (a gente sempre se consola) ,tu ficarás contente por me teres conhecido ".
Ah...! Se cada pessoa ao passar por nós, cristãos, pudesse sentir em sua vida, o consolo do bom Deus transmitido por cada um (uma) de nós.
domingo, 24 de maio de 2015
Porque Gosto Deles...
Nestes dias, lendo um salmo, fiquei pensando... porque em todos eles, existem versículos que parecem ter sido ditos diretamente para mim e para ti. Muitas vezes sua mensagem é tão real, que parece com a realidade que ora estamos vivenciando, tais como:alegria, tristeza, aflição, conquistas, pedido de perdão, de ajuda,etc. Porém, há aqueles que nos falam tão claramente, que passam a fazer parte de nossa vida cotidiana. Parecem que se entranharam em nosso ser. Eu, pelo menos, encontro em todos um ensinamento para mim. Mas encontro em seis deles algo muito especial para minha vida. São os seguintes:
o salmo número um ( 01 ) Os dois caminhos; o salmo vinte e dois (22-Heb.23) Deus, pastor dos homens; o salmo vinte e seis ( 26-Heb.27) Jubilosa esperança em Deus; o salmo noventa ( 90-Heb. 91) Confiança; o salmo noventa e quatro ( 94-Heb.95) Invitatório e o salmo cento e trinta e três (133-Heb. 134) Oração da noite do peregrino.
o salmo número um ( 01 ) Os dois caminhos; o salmo vinte e dois (22-Heb.23) Deus, pastor dos homens; o salmo vinte e seis ( 26-Heb.27) Jubilosa esperança em Deus; o salmo noventa ( 90-Heb. 91) Confiança; o salmo noventa e quatro ( 94-Heb.95) Invitatório e o salmo cento e trinta e três (133-Heb. 134) Oração da noite do peregrino.
Não sei porque, mas me apaixonei por eles!
você também pode lê-los e, com certeza, encontrará um ou mais que lhe falará à mente e ao coração. Eu já encontrei!
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Comentário
Segundo Thomas Jefferson, todo homem tem dois países: o seu próprio e a França.
O que eu posso afirmar é que a maioria dos brasileiros tem duas capitais: a do seu estado de origem e Brasília. Por isso ninguém, nascido neste país, pode se achar estranho em Brasília ou em outro estado desta República Federativa. O Brasil é a nossa pátria mãe.
Se alguém se intitula dono ou dona de Brasília ou mais brasileiro ou brasileira que os demais, só por ser brasiliense, lembre-se: quem é natural da capital federal só possui uma capital, enquanto quem nasceu fora dela tem, como já foi dito, duas capitais e nem por isso tem a arrogância de se achar mais brasileiro que os outros.
Somos todos concidadãos, compatriotas e onde quer que estejamos, nossos documentos, nosso jeito de falar e de ser vão provar que somos filhos desta terra tão gentil. Não importa se somos do norte, do sul, do leste ou do oeste desta grande nação! Somos brasileiros!
domingo, 26 de abril de 2015
Nosso Verdadeiro Compromisso
Começo este meu trabalho com a afirmação que consta na página noventa e cinco do livro O Monge e o Executivo: "Todos nós sabemos que os sentimentos vêm e vão, e é o compromisso que nos sustenta". No desenrolar desta obra, tu compreenderás o porquê desta citação.
Certa vez, eu tinha acabado de participar de um evento e sentei-me num banco naquela praça. Uma amiga chegou e sentou ao meu lado. Chegou mais outra e sentou-se também. Conversa vai e conversa vem sobre alguns assuntos que, naquele momento, preferíamos que ficassem só entre nós. Foi aí que chegou um colega e perguntou: - posso sentar também? E a resposta foi: por favor, agora não! Ele então perguntou: -a conversa é sobre a idade de vocês? A resposta foi: - não! A mulher não precisa esconder sua idade! Porque até aos cem anos, com certeza, ela está firme e forte. É só uma questão de afago! Ele saiu sorrindo e balançando a cabeça.
Continuando nossa conversa, fomos mudando de assunto e uma delas fez a seguinte indagação: - vocês acham que existe algum santo de carme e osso sobre a terra? Eu respondi: - Eu já conheci , convivi e conheço alguns. Ela prosseguiu a conversa dizendo: -Como é que a gente sabe que uma pessoa é santa? A outra amiga respondeu alguma coisa e pediu que eu completasse aquela resposta. Eu fiz a seguinte reflexão:
- Melhor é dizer que a pessoa é santa, após sua partida de volta para a casa do Pai. Porém há indícios como estes: ela sempre confia na misericórdia de Deus, porque sempre se acha uma pessoa passível de falhas. É simples, humilde, prestativa, branda, firme nos seus compromissos, mística , não faz acepção de pessoas, sente-se filha amada de Deus e irmã dos demais seres humanos. Não faz julgamento hostil, covarde e mentiroso contra quem quer que seja. Principalmente numa sociedade onde a maldade campeia, ninguém pode se vangloriar de ser puro, santo e superior às demais pessoas. Temos apenas missão diferente. (cf. Mt. 7,1-5). Os que maltratam, destroem sonhos, vidas e famílias com argumentos facínoras de defesa da honra, da boa reputação, são pessoas pobre de espírito. Merecem pena!
Vejamos o que nos diz o senhor Jesus no evangelho segundo Marcos. ( Mc.2,17b), e aqueles que acham que Deus e a igreja são propriedades sua, afastando e alijando as pessoas do processo de salvação, jogando-as no "mar de amarguras" eu as comparo a sequestradores, que querem arrancar os filhos da casa do Pai, deixando-os à deriva, entregues ao perigo e até à morte. Vocês não ficarão impunes! O bom Deus pedirá conta de cada ato tresloucado que nortearam suas ações.
Melhor seria se vocês meditassem nos ensinamentos de Jesus que estão contidos nas seguintes passagens bíblicas. (Lc 7, 36-50 ); ( Lc 15, 11-32 ); ( Lc 18,9-14 ); ( Jo.4, 1-42) e( Jo. 8,1-11).
Aqui está o verdadeiro compromisso que Deus quer de nós.
sábado, 11 de abril de 2015
Por que?
Quando eu estudava, nas aulas de geografia, os movimentos de rotação e translação da terra lá nas séries iniciais do primeiro grau, até achava muito interessante; mas, na verdade, eu permanecia com algumas dúvidas. Como não gostava de perguntar nada, pensava comigo mesmo: se a terra gira em torno de si e em torno do sol, por que sempre vejo as casas, os rios, as árvores, enfim tudo no seu devido lugar e na posição de sempre? Todos os meses do ano deveriam ter trinta dias e o ano terminaria, já que todos os cálculos envolvendo a resolução de problemas com meses se baseiam naqueles que têm trinta dias. E o nome dos meses são diferentes do que indica sua etimologia, como: dezembro leva a gente a pensar mais no décimo do que no duodécimo mês. Consequentemente novembro, outubro, setembro. O ano já foi composto apenas por dez meses? Essa explicação eu nunca tive, talvez porque nunca perguntei.
Naquele tempo não se tinha acesso às informações que se tem atualmente. Por isso eu acredito que cada ser humano teve ou tem um porquê que nunca se atreveu a perguntar a ninguém.
sábado, 21 de março de 2015
Os Anos Setenta
Se os anos sessenta foram para mim como que um leque que se abriu para os meus conhecimentos como, por exemplo, a transmissão da chegada do homem à lua, os anos setenta não ficaram atrás. Foi o período da conquista do tri-campeonato mundial de futebol no México; o meu primeiro contato com a Renovação Carismática Católica (RCC); também estava em destaque o movimento dos focolares fundado por Chiara Lubich e as músicas do padre Zezinho nos contagiavam por todo Brasil.
Mas, também, foi nesse tempo que tomei conhecimento da realidade nacional que o povo brasileiro não merecia: a ditadura militar.
Quem quiser se inteirar mais desse assunto, pode assisti-lo em documentários que às vezes são exibidos na TVBrasil, na TVE, no Canal Livre e ler livros como : Brasil Nunca Mais e outros.
Foram vinte e um anos de muita dor, vergonha e sofrimento. Tempo em que nossa pátria foi dilacerada pelos gritos de dor, suor e sangue de pessoas presas, torturadas, desaparecidas e mortas e pelas lágrimas e desespero de seus familiares e de quase todo povo brasileiro. Esse fato não deve ser esquecido, a fim de que essa parte de nossa história não se repita jamais. Mas nessa década, em meio a toda essa turbulência, fui acalentada com mensagens escritas em alguns livros, entre eles O Fenômeno Humano do teólogo francês Teillard de Chardin e Sociedade Sem Escolas de Ivan Illich. Do primeiro livro acima citado por mim, fiz esta pequena reflexão: Deus na sua infinita sabedoria, respeita nosso finito conhecimento e vai nos mostrando pacientemente as etapas da realização de sua obra criadora. O segundo livro, eu acho, que parte de sua mensagem está acontecendo, hoje, através das redes sociais de comunicação.
Por isso vale a pena sonhar e lutar pela realização de seus sonhos.
Cada decênio tem seus desafios e suas realizações. Como a vida é dinâmica!
Como disse Lênin: Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário".
segunda-feira, 9 de março de 2015
Comentário
Se "O homem não se banha duas vezes no mesmo rio", então será que o ar que respiro hoje é o mesmo de ontem? E a chuva que me molha no presente é a mesma de outrora? E os raios do sol que me aquecem agora são os mesmos da semana passada? E o vento que assanha os meus cabelos neste momento é o mesmo do meu tempo de criança?
A água, eu sei que com as grandes construções, é empurrada mais para debaixo do solo. Outra parte está poluída e a privatização de lugares onde ela se encontra, torna-a menos abundante para grande parte da população. E a previsão não é nada animadora. É que se continuar essa realidade, haverá grandes problemas para as futuras gerações. Eles já estão em evidência, batendo à nossa porta.
Outra ação maléfica é a poluição do ar. Acho que as autoridades competentes e organismos da sociedade que conhecem bem essa realidade, devem esclarecer mais o povo, dando ênfase à urgência da preservação de nossos bens naturais, porque é questão de nossa sobrevivência.
Vamos frisar mais uma vez que este formidável planeta clama por gestos concretos de preservação de toda criação.
Entremos todos(as) nesse grande mutirão pela vida!
sábado, 21 de fevereiro de 2015
Os Anos Sessenta
Os anos sessenta foram anos de descoberta, abertura e ampliação de horizontes para mim. Nos encontros de jovens se comentava sobre o método de evangelização: Ver, Julgar, Agir. Atualmente fui a um desses encontros, onde se completava mais, dizendo:Ver, Julgar, Agir, Celebrar. Nesse tempo estava muito em evidência a leitura dos livros de João Mohana. Eu li alguns deles: Maria da Tempestade, Sofrer e Amar, O Outro Caminho, Céus e Terra no Casamento, A Vida Sexual dos Solteiros e Casados. Ele foi um escritor, padre e psicólogo maranhense. Eu só ao passar em frente à Casa Mohana que ficava à rua Afonso Pena em São Luís, próximo à praça João Lisboa, já sentia vontade de ler mais um livro.
Nas comunidades cantava-se muito as canções religiosas que contavam várias passagens bíblicas como: a da samaritana, O chamado dos apóstolos, Os discípulos de Emaús, etc. Mas tinha um desses cantos que para mim é muito especial. É um dos mais belos e profundos cânticos religiosos populares que é Foi o Amor do padre Joci Rodrigues, também de São Luís. Existia ainda um movimento conhecido pelas siglas: JAC, JEC, JIC, JOC, JUC. Estava também na moda a Jovem Guarda, grupo representado especialmente por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, verdadeiros ídolos daquele período histórico.
O que avalio como negativo daquela época é que nós, os jovens, não éramos informados sobre o que estava acontecendo em Brasília e no resto do Brasil: a ditadura militar, pelo menos onde eu morava e estudava.
Lá não tínhamos acesso a televisão, rádio, telefone ou a qualquer meio de comunicação. Somente nossos superiores ouviam a Voz do Brasil num rádio, mas longe de nós. Assim eu só tive conhecimento desse fato na década seguinte, quando eu já estava cursando o ensino superior.
Mas, como está escrito no livro do Eclesiastes, "para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus". (Eclesiastes 3,1).
domingo, 8 de fevereiro de 2015
A Próxima Estação
Há duas ou três semanas, numa sexta-feira após o jornal da vida, foi ao ar um programa sertanejo sob o comando do padre Perequito Júnior. Nesse programa ele fez o seguinte comentário. Foi mais ou menos assim: a vida é como um trem onde embarcamos para nossa viagem. O transporte segue com seus passageiros. Ao chegar em cada estação, ele pára. Umas pessoas descem, outras sobem e essa condução segue sua viagem. Ao chegar no próximo ponto a cena se repete. Gente desce, gente sobe e assim sucessivamente até chegar ao seu destino final. Ele continuou a reflexão:as pessoas que ficam, são as que retornam à casa do Pai e as que entram são que que chegam ao trem da vida. Mediante o assunto abordado, refleti: durante esse percurso encontrarei gente alegre, triste, animada, desanimada, esperançosas, cansadas , com roupas coloridas ou não. Diante de toda essa realidade, tenho a convicção de que algumas delas deixarão algum registro em minha mente e em meu coração. Seja através de um olhar, um semblante que pode me lembrar alguém, de um gesto ou de uma palavra. Eis a interrogação: e eu que imagem poderei imprimir nessas pessoas enquanto estivermos viajando? A próxima estação, talvez, possa ser a última para algumas delas e para mim também.
sábado, 24 de janeiro de 2015
O Direito à Liberdade
Certa vez ao ouvir o canto extasiante de um pássaro, pensei: vou dar um jeito de capturá-lo e colocá-lo em uma gaiola na minha residência, para ouvi-lo todos os dias ou várias vezes nesse espaço de tempo. Vai ser maravilhoso! Será bom para mim que vou ter essa melodia diária e para ele que terá todo meu carinho e proteção. Sentei-me em uma pedra e fiquei observando-os. Vi como voavam e cantavam livres como se quisessem me convencer de que aquele é o lugar a que têm direito. Então refleti: acredito que preso, seu canto aos poucos irá se tornando melancólico e sua vida definhará. Logo, melhor que vê-lo cantando numa jaula, é contemplá-lo voando alegre pelos ares, onde tem a primazia de viver.
domingo, 11 de janeiro de 2015
"Todo Cuidado é Pouco"
Certo dia vindo de um local onde tinha assistido um vídeo sobre Giordano Bruno, encontrei entre outras pessoas, uma amiga que estava um pouco preocupada. Fomos conversar! Ela comentou comigo que um casal conhecido dela estava separado e que eles dois estavam sempre em constante tensão. Disse também que o homem possui atitudes violentas contra a mulher, não a respeita e falou que quer encontrá-la a fim de ter uma conversa a sós com ela. Pois ele acha que a mesma esconde alguma coisa dele e quer à toda força que ela se pronuncie sobre o que ele deseja saber. Lídia, minha amiga, me disse que está procurando uma maneira de entrar nessa história a fim de tentar contornar essa situação. Pensou em escolher um trecho bíblico, para tentar levá-los a uma reflexão profunda, que possa fazer uma mudança para melhor naquelas vidas. E me perguntou o que eu achava de tudo isso. Eu lhe disse o seguinte: o que acabas de me contar é muito grave! Não existe uma receita pronta. Por isso vou fazer-te algumas considerações sobre essa situação. Em primeiro lugar intimidar alguém, expô-la ao ridículo e ameaçá-la para obter qualquer informação é crime, e como tal, deve ser tratado. E com o agravamento de ser contra uma mulher. Isso deve ser denunciado por qualquer pessoa a fim de que a lei Maria da Penha seja cumprida. Basta de violência contra a mulher! Outra consideração é: não falar a sós com pessoa que, já provou por várias vezes, um descontrole emocional. Essa pessoa pode ser capaz de agredi-la e depois posar de bom moço para a sociedade. Já foi divulgado várias vezes em telejornais, pessoas que matam e depois vão chorar com a família enlutada. Cuidado! A bíblia é a palavra de Deus para nós, revelada principalmente por Jesus. E o próprio Jesus Cristo pediu que a levássemos a todas as pessoas! Assim podes sim usá-la nessa situação. A Igreja é Mater et Magistra. Sendo mãe e mestra, sempre ama e acolhe seus filhos. Métodos violentos só podem ser utilizados por pessoas violentas. A terceira consideração é que na nossa constituição brasileira tem um artigo que reza: " somos todos iguais perante a lei", logo ninguém é dono de ninguém. E digo mais que ninguém pode ousar nos impor à declarar qualquer coisa à força. Por isso temos a prerrogativa de ficarmos calados durante qualquer interrogatório. Nossa pátria tem lei e comando! E o mais importante: Deus na sua imensa sabedoria e vendo possíveis ciladas que poderiam ser armadas contra os mais fracos, nos deu o que chamamos de Foro Íntimo. Assim como só Deus Pai e Nossa Senhora podem olhar para Jesus e dizer - meu filho -, da mesma forma só Deus e cada ser humano deve ter livre acesso a essa parte tão íntima de nosso ser. Saiba que qualquer pessoa que queira entrar nela para obter o que dela advém, deve ser tratada como intrusa, alijada de sua amizade e inserida na lista de gente com atitude constrangedora. Aliás " Todo Cuidado é Pouco".
Assinar:
Postagens (Atom)