sábado, 12 de dezembro de 2015

Histórias de Amor



Certa vez, lá pelos anos oitenta, quando eu já era professora da rede pública de ensino no município de Fortaleza, fui enviada para substituir uma outra professora que entraria de licença. Essa escola funcionava numa casa das irmãs franciscanas,próxima ao seminário seráfico em Messejana.
Um dia lendo alguns comunicados num mural, vi a notícia do assassinato do padre Josimo. Fiquei comovida!Achei essa história parecida com a do senhor Jesus. Filho único, mãe sofredora por causa das perseguições sofridas por ele, por defender aqueles e aquelas sem voz e sem vez naquela sociedade, naqueles anos. Também li uma notícia sobre o trabalho do bispo Dom Pedro Casadáglia, também daquela região de São Félix do Araguaia em Mato Grosso.
Foi nessa mesma época , quando lecionando na Escola Marieta Cals no Conjunto Palmeiras, bairro de Fortaleza, que peguei um desses jornais distribuídos em escolas, associações, etc.,que continha um comentário do Frei Beto. Pela sua firmeza no assunto, fiquei convicta que se tratava de uma pessoa muito confiável.
A partir daí, tudo o que era escrito ou divulgado pelos meios de comunicação, sobre uma dessas personalidades, eu procurava ler ou assistir.
Assisti depoimentos do Frei Beto sobre a repressão criminosa no tempo da ditadura militar.
Por abraçarem  o projeto do Reino, suas vidas correram e correm riscos. Num mundo com tantos conflitos, eles brilham "como luzeiro no firmamento", como sal da terra e luz do mundo ( cf. Mt. 5,13 e16 ).Suas vidas confirmam para nós a fé nas realidades eternas;a esperança de que como caminheiros unidos chegaremos lá e a caridade que nos congrega como filhos de Deus.Não desanimem! O senhor Jesus nos alertou quando disse: "bem- aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus"! ( Mt. 5, 10).
E o bom Deus para nos confirmar seu amor e sua presença, nestes tempos em nosso meio, escolheu o Papa Francisco, homem de Deus, presença da misericórdia do bom  pastor para esta humanidade.
Por estas vidas aqui citadas, sejam dadas ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, toda honra e toda glória pelos séculos sem fim!

Gostaria de lembrar que foi exibido na rede TV  Brasil, um documentário sobre a missão  de Dom Pedro Casadáglia, chamado:Descalço Sobre a Terra Vermelha.

Vale a pena assistir!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário