sábado, 25 de janeiro de 2014

VIII Capítulo


A Continuidade de Minha História





Enquanto viajávamos, disse-lhe que a achava simpática e muito humilde e contei-lhe que ela  lembrava outras três religiosas com quem convivi das quais guardava boas lembranças. Eram alegres, bonitas, simples e amigas.Uma delas foi a irmã Aureliana, quando ainda morava em Morros. Outra  foi a irmã Engeltraud  do internato e colégio Nossa Senhora dos Anjos em Bacabal. A outra foi a irmã Lúcia do Colégio São Vicente no bairro do João Paulo em São Luís. Todas eram professoras e todas foram minhas professoras. Então dona Irene , com quem eu viajava, sorriu e disse: que bom!
Chegamos à Fortaleza e eu fui morar no patronato dessa congregação em Messejana. Enquanto morei lá, cursei o terceiro ano normal no Colégio São José situado em frente ao Parque  das Crianças em Fortaleza.
Ao concluir o segundo grau, minha professora de filosofia pediu que eu continuasse os estudos e informou que iria haver inscrição para o vestibular, na FAFICE (Faculdade de Filosofia do Ceará) para os cursos de pedagogia, filosofia, etc. Fiquei calada e pensativa... .Aquela congregação era pobre estava  com poucos anos de existência e eu jamais teria coragem de fazer esse pedido  a elas. Não sei como, sei apenas que a diretora do São José era muito amiga dessas freiras.
Finalmente fiz o vestibular e fui classificada. O diretor dessa instituição de estudo superior era o padre Moreira, uma boa pessoa.
Eu estudava à noite  e até hoje não sei como conseguia andar por lá. Chegava em casa pelas vinte e três horas, onde uma das religiosas  me aguardava.
Mais tarde essa faculdade foi encampada pela Universidade Estadual do Ceará ( UECE).
Agradeço ao bom Deus por ter me dado a chance de estudar, porque: "a sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar"( Gibran Khalil Gibran).


                                       Essa aventura terá novos episódios.

2 comentários:

  1. Oi Geralda boa tarde, .linda sua história ficarei aguardando os novos episódios. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você nos visitou. Obrigada! Continue acessando e prestigiando este espaço de comunicação.

      Excluir