segunda-feira, 27 de março de 2017

É Pertinente!

O ócio prazenteiro e produtivo é importantíssimo para o ser humano. Só assim teremos mais tempo para amar, ler, dormir, praticar esporte, ir ao cinema, ficar mais perto de nossos familiares, produzir arte e ter mais tempo para nossa vida interior. Isso já acontecia desde a Grécia antiga.
Hoje no "corre  corre" da vida moderna nesta sociedade capitalista e desumana em que vivemos, aumentaram muito: o stress, o cansaço, brigas, insônias, desigualdades. Grande parte dessa realidade é causada  pela negação do ócio - o Neg Ócio que coloca o ser humano em segundo lugar.
"Devemos trabalhar para viver, não viver para trabalhar". Até porque o exercício de nossa profissão deve retratar nossa realização pessoal e serviço aos nossos irmãos na comunidade.


"My heart is like a singing bird
Whose nest is in a watered shoot;
My heart is like an apple tree
Whose boughs are bent with thickset fruit;
My heart is like a rainbow shell
That paddles in a purple sea;
My heart is gladder than all these
Because my love is come to me.

Raise me a dais of silk and down;
Hang it with vair and purple dyes;
Carve it in doves and pomegranates,
And peacocks with a hundred eyes;
Work it in gold and silver grapes,
In leaves and silver fleur-de-lys;
Because the birthday of my life
Is come, my love, is come to me.".


Christina Rossetti



segunda-feira, 20 de março de 2017

Assim, Não Dá...!


Às vezes... existem seres humanos que se acham melhores ou donos da vida de alguém. Um dia encontrei uma pessoa simples, porém de uma integridade imensa, sendo humilhada numa casa comercial. Vi outra tão sofrida, tratada com descaso por gente que deveria cuidar dela. Outra ainda que fora colocada em situação vexatória. 
Foi aí que eu decidi agir.
Fui aos mesmos comércios e tendo lá caixas abertas com frutas para serem experimentadas, comi algumas. Agora a gente vive com a vida quase que devastada por comentários e insinuações maldosas.
Eu pergunto: será que essas pessoas ao passarem nos caixas para pagarem suas compras, omitiram ou deixaram de pagar algum item? E se o fizeram, por que não cobraram delas nessa mesma hora!
Nunca ouvi dizer que provar algum alimento que está exposto para esse fim até como propaganda da empresa, fosse crime. Parem de discriminação! Chega de "colocar fardos pesados nos ombros dos outros."
Vocês acham que se uma pessoa quisesse subtrair um objeto da loja, ficaria em frente a vigias eletrônicas? Cuidado! Tem um provérbio que diz que "Nem tudo que reluz é ouro".
Por isso eu peço aos senhores(as): ao saberem de qualquer acusação contra qualquer pessoa, procure saber dela mesma a verdade. Basta de se olhar todo pobre como desonesto.
Aqui vai uma boa dica para ti: assiste o filme Os Miseráveis.


domingo, 19 de março de 2017

Pensando...!

"I don´t  care what you thank of me."
Três grandes missionárias que anunciaram Jesus, antes mesmo que os  apóstolos: Maria  sua  mãe, Isabel mãe de João Batista
A Samaritana.

               Sigamos seus exemplos!



sábado, 11 de março de 2017

Esclarecimentos

Devido à inquietação de algumas pessoas, sobre assuntos que as preocupam, venho hoje, dia internacional da mulher, acalmar cada uma delas. Por mim, não diria nada a ninguém. Já que só existem boatos, principalmente os falsos, mentirosos e perversos, que só circulam porque têm quem, sem nenhuma prova, acreditam.
Em respeito e estima a quem acessar este meu blog, eu lhes afirmo: ninguém sabe de minha vida a não ser eu mesma e somente alguma coisa foi dita a pessoas confiáveis, equilibradas, coerentes e éticas.
Me perguntaram se eu estive em outras religiões. Eu respondo que não. Não adiante  tentar intimidarem, falando de instrumento que mede a verdade. Com todo respeito aos seus criadores e usuários desse instrumento, caso fosse tão perfeito, nos Estados Unidos, segundo notícias publicadas, pessoas inocentes não teriam sido executadas, apesar de tais procedimentos.
Retornando à resposta anterior, já assistir três vezes cultos evangélicos. A primeira vez foi quando  eu participava de um curso, não lembro bem se, de catequese ou igreja ou outro. Outra vez foi na conclusão  do ensino médio de algumas turmas das quais eu também era professora. E outra vez foi para constatar uma informação.
Sou uma profissional do magistério, uma orientadora educacional e uma administradora escolar. Exerci as três funções e hoje estou aposentada. Por isso não devo ignorar nenhum assunto que diga respeito à criação, e à vida em todas as suas dimensões.
Também falaram que eu teria feito um aborto. Eu sofri  um aborto. Meu primeiro filho nasceu quando eu tinha trinta e seis anos. O meu mais novo nasceu quando eu tinha  trinta e nove anos. Entre um e outro, foi que aconteceu esse aborto. Eu nem sabia que estava grávida! Deveria, segundo profissionais da saúde, estar com mais de um mês de gravidez. Senti uma hemorragia à noite e somente  pela manhã fui ao hospital. Levaram-me  a uma sala de cirurgia, onde me foi dito o que estava acontecendo e o procedimento médico a ser feito. Na gravidez do meu filho mais novo, eu tive que ficar uns dez dias de repouso, porque corria o risco de nova interrupção na gravidez.
Outra preocupação diz respeito a alguns embates que realizo tanto neste meu blog, como oralmente. Esclareço que a minha "batalha" é contra projetos de exclusão, retirada ou desrespeito de direitos do povo, assegurados na nossa Constituição ou a códigos universais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário.
Por fim, vale ressaltar, que tudo isso tem como pano de fundo, um desejo irascível de destruir uma grande e importante floresta localizada no estado do Maranhão, na minha cidade de Axixá, mais especificamente na minha comunidade de Burgos. Essa mata foi de minha mãe e agora é de seus herdeiros. É uma beleza de terra! Com árvores de mais de trinta metros de altura, onde existem bastante juçareiras (açaizeiras), muitas palmeiras de babaçú, muitas andirobeiras, as madeiras de lei, mangueiras e um grande rio de água doce.
Como estamos ausentes fisicamente, pessoas do agro-negócio querem derrubar toda essa floresta nativa, como nos foi dito, para plantarem soja. Inclusive, teriam oferecido  duzentos mil reais a uma terceira pessoa, para realizar essa ação ridícula. Incentivaram até alguns agricultores, que ainda  cultivavam suas roças naquela terra, a usarem agrotóxico, para "limpar" o terreno, fazer a capina.
Como somente três de nós (irmãs) nos ocupamos, mesmo de longe, com essa realidade, procuram nos eliminar a qualquer custo. Já investiram tanto contra nossas vidas, a fim de "deixar o caminho livre" para as suas ações tenebrosas. Dizem que fizeram até um documento falso. Mas o verdadeiro está conosco. Isso é importante! Não adianta nos intimidar.  E não é suprimindo a minha vida, que as coisas vão ficar mais fáceis. Já tomamos algumas providências. Inclusive algumas das herdeiras são da área jurídica.
Quem mais vai  sofrer, se destruírem, essa propriedade, são os habitantes dessa região. A decisão pertence também a vocês.
A minha família tem outra terra muito boa. Em uma comunidade de Morros onde meu pai nasceu. 
mas essa está cuidada por um primo  meu que se aposentou da polícia e foi tomar conta de lá.
Pensem bem, seus exterminadores de vidas: derrubando florestas, com elas se vão outras vidas muito importantes para  todos nós , seres humanos.
Precisamos de matas, frutas, flores, animais, água, enfim, tudo que o nosso Pai clocou para nossa sobrevivência e dignidade. Esse é o espetáculo que eu quero ver e onde eu quero viver  e deixar para as gerações futuras!
Clamo às digníssimas senhoras: Amor de Maria, Sônia Campos e Coração de Maria que usem também o seus prestígios religiosos e políticos para ajudarem nessa preservação da mata, pela sua importância para a vida. Eu conto com vocês!


quinta-feira, 9 de março de 2017

Os Inseparáveis : O Poeta e a Poesia.


Segundo alguns dicionários consultados, poeta é aquele que escreve e se consagra à poesia. Pessoa sensível. Ou ainda: aquele que faz versos, especialmente aquele que tem faculdades poéticas e se dedica à poesia. Sonhador.
Eu, porém, não encontrei uma palavra ou expressão para definir poeta e poesia.São emoções, sentimentos tão profundos e fecundos que estão no cerne e na pele; na alma e no corpo, no transitório e no eterno; nas profundezas e nas alturas, nas várzeas e nos sertões. É um contexto de céu, terra e mar;sol chuva  e vento; claridade, escuridão e calor; frio , ilusão e desilusão,etc.
A poesia  transcende o tempo, o espaço e o seu próprio autor.
Na verdade , a poesia é o encontro do humano com o divino.
Veja  sua presença na narrativa da criação  .( Gên. capítulo 1 e capítulo 2, 1-4.);
Nas Vãs Preocupações ( Lc 12, 22-31);
Alguns Salmos,  O Cântico dos Cânticos; Oséias, entre outros.
A atividade poética é sublime!
Como diz Rolando Boldrin na sua poesia O Sonho: "...poeta, o céu é todo teu, pode entrar".





sexta-feira, 3 de março de 2017

Essa Cerca Vai Cair

A cerca limita, delimita...
Essa  cerca humilha, aprisiona.
Ela amedronta, deprecia, cerceia, atrasa.
Construtores dessa cerca, vocês querem bloquear nossos conhecimentos, inventos, histórias e vitórias.
Mas, eles acontecerão hoje ou amanhã!
Como todas as cadeias, essa cerca é atroz, prepotente, covarde, repressora, mentirosa e assassina.
Ó, tu  que te achas "senhor de vidas", é para ti este aviso:
és finito como quem tu maltratas!
Rever tuas atitudes enquanto há tempo. 
Nós iremos pular ou derrubar essa cerca. Ou não conheces a lenda que nos conta que um, dois, três gravetos quebramos com facilidade. Mas um feixe, eu duvido!

Pensamento: ...Dominar o que os dominantes dominam é condição de libertação.  

                       Dermeval Saviane.


Sugestão: Um bom documentário para se assistir: As Asas Invisíveis do Padre Renzo.



quarta-feira, 1 de março de 2017

Piadas Contadas Por Aí...


O português viajava pela estrada com sua família, numa Besta quando, por excesso de velocidade é parado pelo guarda:


-Muito bem, espertinho, posso ver os documentos da  besta?
-Estão aqui, seu guarda... Responde, entregando os seus documentos pessoais.
_Não, não! Eu quero ver os documentos da perua ! - diz o guarda. Então o português vira-se para sua mulher e diz:
-Querida, então é contigo...

Nunca leve desaforo para casa... More em apartamento!

A primeira impressão é a que fica, se o cartucho for novo!

Dois portugueses foram participar de um evento no Estados Unidos da América.Quando o avião pousou naquele país, uma faixa os acolhia com a frase: WELCOME   PORTUGUESES!
Eles, porém, decidiram ficar no  avião. O comandante avisou  que era o fim da viagem e que todos precisariam  desembarcar.
-Os portugueses disseram que só sairiam depois que soubessem quem é esse tal de WEL.