terça-feira, 31 de maio de 2016

América

América, Novo Mundo! Continente onde o relevo dos outros quatro está presente. Aqui existem: oceanos, baías, montanhas, depressões, morros, vales, planaltos, planícies, desertos e consequentemente, todos os tipos de clima e produz tudo ou quase tudo que se cultiva em qualquer outra parte do globo terrestre.
Mas, também, é aqui que está um imperialismo que manda e desmanda neste continente e no mundo inteiro. Comparado ao antigo império romano. Obedecido e temido por  todos e que quase ninguém ousa questioná-lo. Seu braço direito, aqui no Brasil, alguns setores da grande mídia, dirige corações e mentes humanas para fins que beneficiem seus próprios interesses. Assim, violam a autonomia das nações que não se curvam à sua prepotência.
Contudo existem pessoas e grupos que contam e cantam a nossa história. Exemplo: dois escritores indianistas:Antonio Gonçalves Dias e José de Alencar. O primeiro, poeta maranhense, autor entre outros escritos, das poesias: Canção do Exílio e Juca Pirama. O segundo, romancista cearense, que escreveu , entre outras obras, a estória da "Índia Iracema, a virgem do poema , dos lábios de mel".
Eu nem preciso dizer que sou apaixonada  pela canção do exílio, que desde criança aprendi declamar na escola.
Só quem está longe de sua pátria por muito tempo e nem sempre por vontade própria, sabe como isso dói! E o bonito é que o que ele pediu a Deus, nessa poesia, aconteceu. Ele pediu que Deus não permitisse que ele morresse sem antes voltar à sua terra e avistasse as palmeiras onde canta o sabiá. E assim aconteceu.Quando o navio que o trazia, se preparava para aportar, e, ele avistou as palmeiras, essa embarcação naufragou.
Quanto a José de Alencar, como já disse que gosto de suas publicações e admiro o nome Iracema, que descobri que a palavra Iracema é uma outra maneira de se escrever América!

domingo, 15 de maio de 2016

Tu Não És Inatingível

Refletindo sobre alguns comentários sobre gente - criaturas e filhos de Deus -, fiquei pensando...será que não se teria algo melhor para ser propagado para as outras pessoas? Basta de crueldade!
Mas infelizmente, vemos novos viveiros desse tipo de atitude. Por exemplo: assisti , em alguns meios de comunicação, a imagem de mães e filhos ultrapassando portões de escolas , a fim de expulsarem estudantes que lá estavam pedindo melhores condições de formação e apuração de fraudes cometidas contra eles. Isso é lamentável! Jovens ajoelhados, diante de policiais armados, dentro de um estabelecimento de ensino. Isso fez-me pensar no sistema ditatorial onde pessoas se ajoelham ou ficam enfileiradas  para serem fuziladas.
Imagina essa autoridade tendo as forças armadas sob seu comando!
Tu és responsável pela cena que colocaste  na cabeça e no coração desses jovens. Com certeza, muitos deles acreditarão que essa é a melhor atitude de se resolver os problemas: a violência. Só que essa é a lei dos fracos e incompetentes. É aquele atalho, que acabamos de ver, seguido e aplaudido por muitos, para agredir a vontade popular em nosso país.
A história, às vezes, só traz o retorno de tais ações, muito tempo depois. Mas ele vem!
Será que aqueles estudantes que agiram contra seus próprios companheiros, futuros talvez parceiros, quando os promotores desses atos vis, já tiverem partido daqui, irão agradecer tais ensinamentos? 
Lembra-te que a arma que detonas contra teu irmão "braços dados ou não ",poderá voltar-se contra ti.  
Vê o que nos é proclamado na sagrada escritura:" Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas". (Mt.7,12).

sábado, 7 de maio de 2016

Amor Sem Medida

As citações bíblicas deste texto são de uma beleza inestimável! O Filho de Deus, nosso salvador, se humilha para nos dar a certeza de que nos ama.
É ele que sempre vem ao nosso encontro. Na missa eu acredito que ele  nos acolhe, como acolheu os apóstolos na última ceia, quando lhes disse: "Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer." ( Lc.22,15 ).
Na hora da proclamação do evangelho, sei que ele está próximo de quem está descrevendo o que ele fez ou disse. No momento do Santo, eu procuro contemplá-lo descendo até nós entre aclamação de anjos e seres humanos, até o altar, onde consagra o pão e o vinho, que se tornarão alimento e bebida para nós. Vê o que ele fala para cada um e para cada uma de nós: "Não fostes vós que me escolhestes,mas eu vos escolhí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça ". (Jo.15,16a).