domingo, 10 de agosto de 2014

MINHA Terra, Meu Amor

                   Capítulo XIV

Tu medes mais de cem hectares de mata nativa, destacando-se entre outras árvores, vários tipos de palmeiras, como  as que produzem babaçu,juçara, tucum, bacaba, anajá, etc., e outras como andirobeiras, mangueiras e tantas outras  que nem sei o nome.
        No teu centro corre sereno o rio Tabocal, que como todos os rios de lá, é perene, deixando essa terra ainda mais fértil. Tem uma parte desse lugar onde meus pais faziam suas roças e outras pessoas também.
        Bem às margens desse rio, existe um pedacinho que papai colocou o nome de Bom Jesus. Lá eles construíram um rancho, onde guardamos por uns dias arroz e milho e chegamos até a dormir uma noite lá.
        Vovô Tancredo deu uma terra a mamãe no povoado chamado Santa Maria. Depois mamãe vendeu essa terra e comprou a mata.
        Nós íamos lá quando éramos criança ou quando íamos passar as férias em casa. Essa mata é uma beleza!
        Após o falecimento de papai, há vinte anos, somente eu  e outra irmã fomos lá. Estamos longe e consequentemente, não estamos podendo cuidar  dessa terra tão boa. Eu confio no bom senso de todas e todos que de lá tiram parte de seu sustento. Tens para nós um valor incalculável  que vai além de qualquer preço. Peço que as pessoas a preservem, a fim de que outras gerações possam se beneficiar dela.
         Temos ainda parte em outra terra deixada por  nossos avós paterno num distrito da cidade de Morros. Além de uma casa que eu construir numa parte do terreno onde nós morávamos desde criança.
A construção e a pertença dessa casa a mim, está registrada no cartório de Axixá.
          Sinceramente, não estamos sabendo lidar com tudo isso. Precisamos de ajuda.
           Quero fazer, encarecidamente, um apelo às senhoras  Amor de Maria Cantanhêde, Sônia Campos e Coração de Maria, mulheres muito influentes religiosa e politicamente nessa cidade, para que incentivem a preservação dessa floresta quando a mesma sair da responsabilidade de minha família.
                                                 Muito Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário