X Capítulo
Quando procuro ler a história da vida, lembrando que ler é conhecer, interpretar e situar-se nas realidades deste nosso universo, para que interagindo possamos transformar alguns acontecimentos em algo bem melhor para todas e todos, inclusive, superando a dicotomia entre o trabalho intelectual e o trabalho manual. É por isso que o conhecimento que nos vem através de uma educação pensada, planejada, formal é tão importante e precisa ser acessível a todos os seres humanos a fim de que haja um melhoramento e um aperfeiçoamento em nossas ações cotidianas.
Sei que muita coisa deve ser feita nesse sentido, mas parto da premissa de que já avançamos e não vamos retroagir nessa luta. É o estudo que nos leva a ter novas perspectivas de realizações. Tenho certeza que é tudo isso que os pais almejam para seus filhos. Meus pais também foram assim. Eram lavradores , mas não queriam que suas filhas continuassem essa história. Como onde morávamos, só existia uma sala de aula e uma só professora, foi necessário que saíssemos de lá para estudarmos em outros lugares.
Papai era um homem bom. Tranquilo e de fé. Mamãe era um pouco mais agitada. À noite nos chamavam para rezar um terço com eles. Em seguida contavam estórias passadas a eles pelos seus ascendentes e assim acabávamos dormindo. Éramos sete irmãs. Minha mãe teve outros filhos, mas somente a primeira e as seis últimas se criaram. Da mãe de papai também nasceram sete filhos todos homens.
Certa vez comecei a pensar na presença do número sete em várias ocasiões, como por exemplo: além dos dois sete em nossa família, aprendi que a semana possui sete dias. Que as notas musicais são sete. Que no segundo livro dos macabeus , no capítulo sete conta-nos a história de sete irmãos. Que sete são os sacramentos da igreja católica. Que os dons do Espírito Santo são sete. Que sete são as obras de misericórdia corporais e sete são as espirituais. E ainda, quando uma criança está fazendo alguma travessura, dizemos que ela está pintando o sete. E quando queremos falar de segurança, dizemos que alguma coisa esta guardada a sete chaves, e daí por diante. Puxa, cansei! Número sete obrigada por ter contribuído com este meu trabalho. Sete vezes , obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário