sábado, 31 de maio de 2014

Amigos de Deus

VII Capítulo

    Sei que é muita pretensão de minha parte, discorrer alguma coisa sobre a vida de quatro grandes personalidades que foram e são belíssimos exemplos para todos(as) nós.
   De cidades, estados e até nações diferentes, uma coisa lhes era peculiar e comum  o grande amor a Deus externado no cuidado com os seus semelhantes, seus irmãos. Eles seguiram o que disse Jesus:    "Ninguém  tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos". (Jo.15,13 ) Dois deles entregaram literalmente suas vidas, quando derramaram-lhes o próprio sangue. Entregaram assim o bem maior, mais precioso que se tem e que é a maior prova da existência e do amor de Deus: a vida humana. Os outros dois não foram assassinados, no entanto ,fizeram de suas vidas, do seu dia-a-dia uma entrega total na batalha contra as injustiças cometidas contra seus irmãos mais pobres ou excluídos.
   O legado que eles nos deixaram, a priori, foi uma grande lição de fé. Agradeço ao bom Deus por ter conhecido pessoalmente um deles:  Dom Hélio Campos que foi bispo da cidade de Viana no estado do Maranhão.Outro eu acompanhava suas lutas pelos meios de comunicação de massa:  Dom  Hélder Câmara.
   Outro eu só li sobre sua vida quando o mataram. Padre Josimo. O quarto foi aquele Pastor que lutou contra o racismo contra os negros e a discriminação e preconceitos contra as mulheres e pobres nos Estados Unidos da América seu nome: Martin Luther King. Lembro-me agora de uma de suas frases que diz: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".

domingo, 18 de maio de 2014

Poema para uma mãe

       

         
         I

         Existem flores tão lindas
         Que enchem nossa vida de fé!
         Mas, nenhuma é mais perfeita
         Que a rosa de Nazaré.

         II
         Rosa que  floresceu
         Nas colinas de Belém,
         Rosa que desabrochou
         Nos montes de Jerusalém.        
         III
         Existem rosas vermelhas,
         Rosas brancas e amarelas.
         Entre elas tem uma rosa
         Que de todas é a mais bela.
         IV
         Rosa cor da esperança,
         Rosa cor da alegria.
         Rosa de pura bonança,
         Essa rosa és tu Maria.
         V
         Essa  rosa tem um pai,
         Essa rosa tem um brilho,
         Essa rosa tem esposo,
         E é filha de seu Filho.
         VI
         Rosa mãe do escritor,
         Rosa mãe de uma criança.
         Rosa rica em amor,
         Carinho e confiança.
         VII
         Rosa mãe do grande profeta,
         Rosa mãe do grande leitor.
         Rosa mãe do grande poeta,
         Rosa mãe do salvador.
         VIII
         Rosa mãe do pão da vida,
         Rosa mãe do redentor.
         Mãe do caminho, verdade e vida,
         Rosa mãe do bom  pastor.
         IX
         Rosa dos nossos ais,
         Rosa cheia de encanto.
         Rosa filha de Deus Pai,
         Esposa do Espírito Santo.
         X
         Salve Maria menina,
         Salve senhora da luz!
         Salve nossa mãe bendita,
         Salve ó mãe de Jesus!



MARIA GERALDA


sábado, 3 de maio de 2014

Comunidades Ora Ação

   V Capítulo 



Eu nasci em uma vila de nome Burgos no município de Axixá no estado do Maranhão onde,conforme mamãe,existiam muitas pessoas influentes inclusive o pai dela, o senhor Tancredo Cortes Maciel de origem portuguesa, que trabalhava numa coletoria estadual em uma outra cidade. Quando minha mãe nasceu ele era ainda solteiro. Depois constituiu  uma família , mas sempre amou sua primeira filha.
Eu,depois de passar muitos anos fora daquele lugar, pude constatar agora as grandes mudanças que aconteceram e que melhorou muito a vida daquelas pessoas. Burgos tem perto de noventa casas.Todas as famílias têm suas moradias, sítios e roças. Muitos são aposentados. Lá, além do rio de água salgada, existem dois rios chamados de água doce. Nosso município se tornou uma paróquia. Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
Durante os quatro anos em que passei lá, vi que agentes de saúde visitavam os doentes crônicos em suas residências, verificando in loco a real situação em que vivem. 
Outro acontecimento importantíssimo são os festejos dos santos padroeiros. Antigamente cada localidade realizava sua própria festa. Agora elas celebram juntas. Por exemplo:  na novena de uma capela, as demais recebem um comunicado dizendo qual o dia de sua participação ou de suas participações, já que quase sempre são dois grupos.
No dia marcado eles chegam caminhando, rezando e cantando. A distância entre alguns desses lugares é de aproximadamente uma hora e meia.
Próximo da chegada eles soltam foguetes a fim de anunciarem que estão chegando. Os visitados ficam à porta da igreja para dar-lhes as boas vindas e entregar-lhes a coordenação da celebração do dia. Os visitantes com seus pandeiros entram cantando e todos cantam juntos. É magnífico!
No outro dia  é outra comunidade que vem. E assim os louvores a Deus continuam até à véspera do festejo, quando o padre passa por lá para no outro dia ir celebrar a missa e fazer batizados. No  mês seguinte recomeça tudo  em outro lugar. Vale a pena conferir, vale a pena  experimentar essa emoção de filhos de Deus!