sábado, 22 de março de 2014

Anjo Bom

II Capítulo


I

Tu és um anjo sem asas

E grande é teu coração!
Quando entravas em nossa casa,
Deixavas carinho, amor e perdão.
  
II

Cantavas e celebravas
As maravilhas dos céus!
Por todos nós tu oravas,
Pedindo as bênçãos de Deus.
  
III

És puro como um brilhante,
Formoso és como o ouro!
Estás numa terra distante,
Cantando a Deus em um coro.
  
IV

Nos transmitias alegria,
Certeza, paz, segurança.
Reencontrar-te um dia,
É de muitos a esperança.

"Se queres um amigo, cativa-me" (Exupèry )

Maria Geralda


sábado, 8 de março de 2014

Introdução

A leitura de Viver é Preciso nos levará a navegar por mares, às vezes bravios, na busca de novos horizontes, novas realidades, novos vôos a serem alçados, onde a terra e o céu  serão os nossos limites, na tentativa de encontrarmos  outras vidas, pois o criador continua expandindo seu amor até a realização da grande festa com seus filhos, a Parusia.
                                
Ate lá!.. .



terça-feira, 4 de março de 2014

I Capítulo - As Greves

 


Alguns anos depois, eu lecionava  em uma escola particular e então resolvi fazer concurso para entrar no serviço público municipal de Fortaleza, como orientadora de Aprendizagem pelo sistema de telensino.

___________________________________________________ 

 Com o passar do tempo, um certo político ao assumir o governo do estado, instalou esse sistema de ensino em todas as classes de quinta  à oitava séries, o que  causou revolta aos docentes que faziam parte do chamado ensino regular. Professores, por exemplo, que foram formados em filosofia, ensino religioso se viram agora obrigados a ministrar conteúdos de português, matemática , física, química, etc. E nem todos se achavam preparados para tal encargo. Foi assim que muitas greves aconteceram. Manifestações no Cambeba (centro administrativo do governo do estado do Ceará), muitas paralisações e, consequentemente, muita violência por parte do aparato de repressão do estado. Ainda bem que alguns vereadores e deputados que reconheceram a legitimidade dessa luta, participaram conosco  o que impediu que mais violência acontecesse.Certa vez eu e outro professor estávamos convocando os trabalhadores em educação  para uma assembléia geral, quando parou um carro da polícia perto de nós e um dos policiais mandou que o docente, mesmo sendo um representante legítimo do sindicato, entrasse na viatura e fosse com eles. Eu disse que iria também, mas eles não deixaram. Não que eles não quisessem me levar, mas, penso eu, que seria para fazer  ao educador maior pressão psicológica. Então eu disse: não te preocupas colega, um advogado irá te encontrar na delegacia.Essa mesma autoridade estadual  convidou o professor Paulo Freire  para assumir a  secretaria de educação do seu governo.  Em protesto por esse convite, decidimos que um grupo de professores entrariam em greve de fome, e uma delas fui eu com muito orgulho. Esse acontecimento foi realizado na parte externa da assembléia legislativa do Ceará, onde poucos dias depois  recebemos a visita do Dr. Paulo Freire que recusou o convite. Foi uma vitória para  a educação cearense. Precisando recuperar um pouco a nossa saúde, fomos passar uns dois dias na casa de umas irmãs franciscanas.Em outra ocasião algumas pessoas, agora em nível nacional, estavam correndo sério risco de morte, pois há muitos dias estavam em greve de fome, por defenderem causas justas. Suas vidas descambavam para o limite  a que um ser humano poderia chegar. Em solidariedade a esse pessoal, alguns de nós, resolvemos entrar em greve de fome, a fim de chamarmos atenção nacional e internacional para o  grave problema que se acentuava a cada momento. Eu tive a graça de participar desse grupo. Dessa vez ficamos na cripta  da catedral. A partir  do terceiro dia , eu me senti mal e tive que voltar para casa, mas as outras pessoas que permaneceram lá, conseguiram com coragem e determinação, que todas as vidas que estavam em jogo, fossem salvas. Que  beleza! Citando mais uma vez Sidarta que diz: "um homem só e nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas".


Valeu! 

A autora.